Você esta assistindo:

Móveis ganham design sob medida

Móveis ganham design sob medida 95 Views
Favorite

Há 12 anos, a arquiteta e designer Alessandra Delgado (centro) desenvolve móveis de linhas retas e acabamento primoroso. Anualmente saem mais de 15 peças inéditas de seu estúdo, Girona Design. Alessandra é arquiteta formada pela FAU-USP e designer de móveis desde 1997, reunindo em seu portfólio quase 100 criações autorais. Foi premiada em primeiro lugar no SALÃO DESIGN MÓVELSUL, em 2000, pela criação da linha de jantar SERATA, com júri composto por nomes como Sérgio Rodrigues. Em 2005, foi finalista do prêmio VIA DESIGN, com o buffet GARDA e, em 2010, foi selecionada para a etapa final da 24ª edição Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, com a linha Aparas, na categoria "Mobiliário".

Formada em arquitetura pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 1994, a designer paulistana Flávia Pagotti Silva (esquerda) iniciou suas atividades com design mobiliário nos Estados Unidos, em 1997, onde morou por 2 anos. Em 1998, mudou-se para a Inglaterra onde cursou o Mestrado "Master of Arts Design Products", no Royal College of Art, em Londres. Voltou ao Brasil no fim de 2001 e abriu seu próprio escritório. Em parceria com a indústria ou de forma independente e autoral, Flávia desenvolve objetos e móveis para casa, baseados em necessidades simples, flexibilidade e com formas inusitadas. O objetivo é fazer com que o móvel deixe de ser uma peça estática e se torne um objeto vivo, alegre e interativo. Reconhecida, Flávia Pagotti foi premiada em diversos concursos do setor como o IF Product Design Award - Hannover, Brasil Faz Diferença, Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (em mais de uma oportunidade), entre outros. Participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais, desde as Bienais do Design, em São Paulo e Curitiba, até a Designmai, em Berlim, e a Creative Art Session, no Kawasaki City Museum, em Tóquio.
 
Nascida em Ribeirão Preto, no interior paulista, Amélia Tarozzo formou-se em arquitetura na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 2000. O gosto pela arte e arquitetura sempre esteve presente em sua vida. Desde pequena, gostava de criar objetos, bonecos e cenários para as brincadeiras infantis. Em 2008, abriu seu ateliê na Vila Madalena, em São Paulo, onde desenvolve mobiliário e objetos de design. Em seus projetos, Amélia prioriza características fundamentais para um bom desenho – conforto, ergonomia, estética inovadora e uso responsável da matéria-prima. Inspirada na arte, na arquitetura, nos acontecimentos do dia a dia – e no trabalho do avô, marceneiro –, dá vida a produtos atemporais, que primam pela leveza e pelo desenho puro, limpo e geométrico. Um bom exemplo é a cadeira Ada, que homenageia a pilota Ada Rogato, pioneira na aviação brasileira e primeira pessoa a cruzar a selva amazônica a bordo de um avião, em 1956. Inspirada nas asas de um avião, a cadeira se destaca pelas linhas aerodinâmicas que a tornam confortável e despretensiosa. Nos últimos anos, as criações de Amélia têm sido selecionadas para prêmios importantes, no Brasil e no exterior, entre os quais o Planeta Casa (2008), o Objeto Brasileiro (2010), o IF Design (2010), em Hanover, na Alemanha, o Salão Design Casa Brasil (2010 e 2011) e o Idea Brasil (2011).

Tags: móveis, design de móveis, design de mobiliário, decoração, design de interiores, girona design

Share This Video: