• Sobre o LinkEDU
  • Planos de Uso
  • Palestras
  • Aulas
  • Treinamentos
  • Blog
  • FAQ
  • Suporte
    Alguma dúvida?
    (11) 97309-7668
    contato@linkedu.com.br
    RegistrarEntrar
    LinkEDULinkEDU
    • Sobre o LinkEDU
    • Planos de Uso
    • Palestras
    • Aulas
    • Treinamentos
    • Blog
    • FAQ
    • Suporte

      Artigos

      • Home
      • Blog
      • Artigos
      • O líder tem que se fazer compreender

      O líder tem que se fazer compreender

      • Posted by Armando Levy
      • Categories Artigos
      • Date 06/03/2018
      • Comments 0 comment

      Por Silvio Celestino (*)

      Silvio Celestino, coach e palestrante

      Não é apenas a presidente Dilma Rousseff que é incompreensível em seus discursos. Nas empresas, é comum encontrarmos líderes que se comunicam mal, provocando confusão na equipe e perda de tempo. Não raro, consideram que as pessoas ao seu redor são pouco inteligentes, pois não compreendem o que ele diz.

      Na raiz disso, está a falta completa de estrutura em sua comunicação. De fato, não apenas líderes, mas também algumas pessoas acham que podem falar qualquer coisa, de qualquer modo, a qualquer um e a qualquer hora. Adolescentes fazem isso. Alguns gerentes, também!

      A solução passa pelos administradores, que deveriam ter maior interesse pela leitura, para aumentar seu vocabulário, e também por cursos e coaching para aprimorar sua comunicação verbal. Um ponto muito importante é estruturar sua comunicação e pedir o mesmo a seus subordinados.

      Um bom líder estabelece com clareza seus objetivos e seu propósito. Descreve todas as alternativas possíveis para alcançá-los, e também é claro a respeito de qual critério utiliza para escolher a melhor opção dentro de um contexto.

      O segundo ponto fundamental para a comunicação é que, em cada reunião, quanto maior for a quantidade de participantes, mais rigorosa deve ser a estrutura para a fala, para assim, alcançar melhores resultados.

      Alan Mulally, ex-CEO da Ford, ficou famoso por suas conquistas e pela produtividade de suas reuniões, conseguida a partir de uma rigorosa estrutura. Todas as terças-feiras pela manhã, havia a revisão do business plan. Mulally a iniciava dizendo: “Meu nome é Alan Mulally, e sou o CEO da Ford Motor Company.” Em seguida ele revisava o plano da companhia, o status, a previsão e as áreas que precisavam de atenção, usando um sistema de sinalização nas cores, verde, amarela e vermelha, para designar o que estava bom, necessitava de atenção, ou estava ruim, respectivamente.

      Ele exigia que seus 16 executivos usassem o mesmo esquema de cores e falassem na mesma sequência ao longo da reunião. Todos tinham a missão de oferecer ajuda aos demais, nada de julgamentos. Era proibido faltar, fazer piadas sobre os outros, e a reunião não podia ser interrompida. Também eram proibidos celulares, e nenhum subordinado poderia se apresentar no lugar do executivo.

      Alguns se rebelaram com essa rigidez. Ele, pacientemente, esclarecia que não usar essa estrutura não tornava ninguém uma pessoa má.  Apenas que ela não poderia mais fazer parte do time.

      Você pode criar um modelo que considere o mais apropriado para sua empresa ou departamento. O segredo está em fazer com que todos o sigam. Ninguém se aprimora continuamente sem estrutura.

      O importante é que o líder utilize da maneira mais produtiva possível o escasso tempo que possui para obter os resultados.

      O bom administrador faz as pessoas compreenderem não apenas suas palavras, mas também seu pensamento. Portanto, os bons líderes pensam antes de falar!

      Vamos em frente!

      Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

      Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

      (*) Autor do livro Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira, Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching, coach e palestrante.

      Tag:Comunicação, Comunicação Interpessoal, Gestão, Líder, Liderança

      • Share:
      Admin bar avatar
      Armando Levy
        Armando Levy é jornalista formado pela FAAP, com Eespecialização em Gestão de Comunicação pela ECA-USP, MBA em Tecnologia da Informação Aplicada à Nova Economia pela FGV e Mestrado em Teoria e Pesquisa em Comunicação pela ECA-USP. É autor dos livros "Propaganda, a arte de gerar descrédito", lançado pela Editora da FGV em 2003 e "Os abutres e a Varig", lançado pela e-Press em 2013. É diretor da e-Press e Future Press, empresas de comunicação empresarial, e criador do portal de palestras, aulas e treinamentos virtuais LinkEDU.

        Previous post

        Por que as empresas fracassam?
        06/03/2018

        Next post

        Seja espetacular!
        06/03/2018

        You may also like

        Não ignore a cultura orgnaizacional
        Não ignore a cultura organizacional
        21 janeiro, 2020
        unindo-pessoas-1
        O que é “DIVISÃO” em PNL?
        20 setembro, 2018
        comunicacao
        O futuro da comunicação empresarial
        29 abril, 2018

        Leave A Reply Cancelar resposta

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Buscar

        Categorias

        • Artigos

        Latest Courses

        A história da destruição da VARIG

        A história da destruição da VARIG

        Livre
        Como será a escola do futuro?

        Como será a escola do futuro?

        Livre
        Configuração do Multimedidor 4060

        Configuração do Multimedidor 4060

        Livre

        Últimos posts

        Não ignore a cultura orgnaizacional
        Não ignore a cultura organizacional
        21jan2020
        O que é “DIVISÃO” em PNL?
        20set2018
        O futuro da comunicação empresarial
        29abr2018
        LinkEdu

        (11) 97309-7668

        contato@linkedu.com.br

        O LinkEdu

        • Sobre o LinkEDU
        • Blog
        • Contato
        • Seja um professor

        Recomendado

        • Future Press
        • IDE Controller
        • E-Press Comunicação

        LinkEDU - Todos os Direitos Reservados

        • Termos de uso e privacidade

        Login with your site account

        Continue com Facebook
        Continuar com Google

        Lost your password?

        Not a member yet? Register now

        Register a new account

        Continue com Facebook
        Continuar com Google

        Are you a member? Login now

        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de todos os cookies.
        Configuração de CookieACEITAR
        Cookies - Lei Proteção de Dados

        Privacy Overview

        This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
        Necessário
        Sempre Ativado

        Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

        Não necessário

        Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.